4 PASSOS PARA FAZER AS PAZES COM O CORPO E A COMIDA

Acabei de escrever para uma cliente alguns passos valiosos para estar em paz com seu corpo e a comida e resolvi compartilhar com você. São os passos fundamentais da alimentação intuitiva, um método antidieta que só resulta em autoestima saudável e reconexão com sua essência.

1 – Coma apenas quando tiver fome física (quando aparece aquela sensação de incômodo da fome, tipo estômago roncando ou doendo um pouco)

2 – Pare de comer quando tiver saciada (e não cheia)

3 – Coma o que acha que QUER comer e não o que acha que DEVE. Isso é um tapa na cara pra nós que sofremos com no cabo de guerra entre dietas e guloseimas. Neste momento, vá ouvir seu organismo, menina! Nutrição é muito importante, mas vem num segundo estágio, quando você já se ouviu bastante e já se sente conectada com os sinais do seu corpo. .MInha experiência com isso é que as comidas saudáveis vão ficar mais apelativas a medida que você se reconecta com as necessidades do seu corpo. Nenhum corpo ama se entupir de açúcar e gordura.

4 – Quando comer, esteja presente. Coma com os cinco sentidos. Atenção plena ao que come. Nada de celular, ambiente/pessoas/assuntos estressantes ou desagradáveis.

Isso vai fazer uma imensa diferença. O resultado é paz com seu corpo e a comida.

Você passará a saber quando está com fome emocional, aquela que aparece quando você só quer mesmo mudar seu estado emocional e se anestesia comendo. O desafio vai ser lidar com sua ansiedade, tédio, ressentimento ou outras coisas que você vai identificar aí dentro. Aliás, é muito importante dar nome aos bois. Quando sentir fome, se perceber que é emocional se pergunte o que está sentindo.

Você vai errar no começo. E tudo bem. Porque de verdade, não existe erro. Existe feedback. Aprenda com o resultado. Pôs pouco no prato e ficou com fome? Comeu demais? Você está re-conhecendo seu corpo.

Se puder, compre roupas que cabem em você agora e com as quais você se sinta bem. Jogue fora/doe/venda as que não te servem mais. E nada de guardar para quando emagrecer! Isso é prender-se no passado.

Vamos olhar mais para nós mesmas com aceitação e apreciação?

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2 comentários sobre “4 PASSOS PARA FAZER AS PAZES COM O CORPO E A COMIDA

  1. Viviane, ótimo post. Tenho acompanhado seu blog faz algumas semanas.
    E num livro que li há muito tempo, Positivamente Irracional, lembro-me do trecho que dizia : Depois que comemos a quantidade que precisamos, permanecemos com fome por mais 30 min. Isso é o resultado da nossa programação de ser humano da época das cavernas que precisava guardar mais reservas, pois no dia seguinte, conseguir a caça era incerto.

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    1. Que máximo isso, Alexandre! Não conhecia este fato. Certamente, minha curiosidade vai me levar a ler este livro (já na minha listinha de desejos). então, reforça ainda mais a ideia de comer apreciando o alimento e repousar alguns minutinhos logo apos a refeição. Comer apreciando não significa lentidão e repouso pode ser os cinco minutos sugeridos pelo médico e filosofo Deepak Chopra. Apreciar e repousar um pouquinho ajuda muita a gente se escutar e ouvir quando a saciedade bate. PS: E fico super contente que você esteja acompanhando o blog. Receber estes feedbacks de apreciação é meu combustivel principal para escrever. Agora mesmo é que solto outro artigo sobre isso… 😉

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