“Como gostar (mais) de si mesma?” *

Já me fiz essa pergunta um zilhão de vezes. Principalmente nos momentos críticos da minha vida, como as depressões, separações e outras perdas que me tiraram o chão.

– “Se amando“, respondia meu terapeuta da vez ou algum livro de autoajuda que eu lia no momento.

– “Como?”

Essa era a pergunta que eu me fazia sempre, depois de ouvir/ler a resposta aí de cima.

– “Cuidando de você mesma“, disse uma sagaz psicóloga antroposófica no meio dos meus dez anos de terapia dentre as várias linhas que experimentei.

– “Como?”

Parece que eu adoro essa pergunta, mas é que apesar daquela terapeuta iluminada ter me dado algumas sugestões, a resposta é muito pessoal e requer investigação e experimentação.

No caos urbano e da minha mente inquieta e tagarela, demorei vários anos, entre tapas e beijos comigo mesma, para começar a responder a pergunta do começo do texto.

Uma das maneiras que serve para mim é me presenteando.

Qual foi a última vez que você se deu um presente?

Já me dei massagem, teatro, passeio no parque, uma roupa ou maquiagem que eu queria e achei que ficava bem em mim.

Semana passada, eu me dei um prato. Os que eu tinha aqui em casa eram pratos guardados a vida toda pela minha mãe, a espera de uma ocasião especial. Nunca chegou esse momento. Faz quase 20 anos que ela não mora mais nesse planeta e usar os pratos me me fazia lembrar dela. Sem eu perceber, a cada refeição sentia um apertinho no peito só de olhar o prato. Cansei. Não acho legal a gente forçar um contato com qualquer coisa (ou pessoa) que não traga valor para a nossa vida. Se está na nossa existência, que nos faça sentir bem!

Ando muito seletiva. Essencialista. Mais do essencial e menos do trivial. Como dita um livro que li no começo do ano.

Para chegar ao essencial, a gente tem que experimentar. POr isso comprei o prato. Um que me fez sentir bem só de olhá-lo. Levei também um copo, um garfo, uma faca e um suplat para ´ornar´ e compor a experiência. Para arrematar, levei um frango assado que desejava desde que meu estômago me avisou que tinha fome.

Na verdade, comprei a experiência, um mimo, um cuidado comigo mesma.

Cheguei em casa, limpei o espaço da minha mesa de trabalho/refeição, arrumei minhas novas aquisições sobre ela e deleitei meus sentidos com um prato de frango e salada, lindo, cheiroso e saboroso, no silêncio de uma noite calma. Me senti tão bem que quase abraçada. tinha amor no ar. Amor próprio.

2016-07-29 o mimo que fiz pra mim
Olha o meu mimo! Fiquei toda ´proud´com essa boniteza…

Vale a pena cuidar de si, gostar de si porque a gente se sente bem. E merecemos.

E quanto mais gostada, amada você for, mais sai por aí com amor e com o melhor de você mesma para compartilhar e contribuir para o mundo.

Como seria sua vida se você gostasse mais de si mesma?

Como seria viver relacionamentos com mais harmonia em casa e no trabalho?

Lembrando que como seres sociais, somos todos comunicadores. Gostar de si mesmo é pré-requisito para ser bom comunicador. Em uma venda, negociação, apresentação ou mesmo nas interações com parceiros de trabalho, gostar mais de você mesmo facilita que as outras pessoas gostem mais de você e se engajem com a sua mensagem.

Na esfera dos relacionamentos pessoais, também vale a pena ser mimada por si mesma e alimentar a alma com o que é essencial, seja para atrair ou manter uma relação saudável e feliz com parceiro, filhos, familiares ou amigos.

O que te alimenta?

Como você pode se mimar?

 

Um beijo do meu coração no seu,

Viviane Delvaux

 

*PS (de ´post scriptum´, não de ´Play Station´!): Esse artigo foi feito com o maior amor, pensando no que eu diria para minha melhor amiga ou a minha filha. Se você é homem, vale a pena a leitura também.

PS 2: Se for presentear alguém, faça-o incondicionalmente, pelo que a pessoa é, não pelo que ela faz. E deixe claro que o presente é porque ela merece. Só por existir ;o)

PS 3: Quer saber mais sobre comunicação, relacionamentos ou produtividade? Se inscrever aqui embaixo. Aproveite para deixar seu comentário, crítica ou sugestão :o)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s